Prevenção de Câncer do Colo do Útero

A prevenção do câncer do colo do útero é feita através de exames ginecológicos regulares. O mais utilizado é o Papanicolau;  possui esse nome por ter sido o médico grego, Geórgios Papanicolau quem descobriu esse exame que de tal forma revolucionou a medicina ao permitir detectar de forma precoce o câncer do colo do útero.

O Papanicolau é um exame simples, como também rápido, onde se colhe células no colo do útero e na vagina para o exame laboratorial citológico. Dessa maneira, ele detecta a presença de lesões iniciais antes de se transformarem em tumores malignos.

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, e em virtude disso, enfatizamos a importância dos exames de prevenção. Outra forma de prevenção de câncer do colo do útero é o rastreamento de HPV (Papiloma Vírus Humano) que pode ser feito na mesma amostra do exame preventivo Papanicolau.

É recomendado que as adolescentes tomem a vacina contra HPV  principalmente antes de começarem a vida sexual. No Brasil essa vacina é gratuita oferecida pelo SUS para meninas de 9 a 14 anos. O HPV é o principal causador do câncer do colo do útero e é altamente contagioso, sendo o principal meio de transmissão desse vírus o contato sexual.

.

Prevenção de Câncer do Colo do Útero