Perineoplastia

É um procedimento cirúrgico que tem como objetivo reconstruir ou aproximar a musculatura perineal, localizada na base da pelve, responsável pela sustentação dos órgãos pélvicos (bexiga, útero, reto, uretra, vagina e ânus).

A perineoplastia geralmente é realizada em mulheres que tiveram laceração da musculatura perineal durante o parto normal, devido ao avanço da idade, devido o uso constante de anabolizantes ou talvez questões hereditárias.

Esse procedimento é indicado acima de tudo para mulheres com histórico de partos normais, pacientes com sensação de alargamento vaginal, perda ou diminuição do prazer durante a relação sexual e disfunções durante a relação sexual (por exemplo com a eliminação de ar durante o ato sexual). Além disso, em algumas situações, a cirurgia pode ser utilizada para “apertar” ou seja, reduzir o introito vaginal e aumentar o prazer sexual.

Trata-se de uma cirurgia de médio porte que decorre quase sempre sem complicações. Pode ser realizada com anestesia local e sedação ou com outro tipo de anestesia dependendo da avaliação do tempo cirúrgico de cada caso. Esse procedimento cirúrgico demora aproximadamente 1 hora, e a recuperação em média é de 36 a 48 horas. O retorno às atividades sexuais é avaliado caso a caso pelo cirurgião, mas em geral são requeridos
40 dias.

.

Perineoplastia