Métodos Contraceptivos

Métodos contraceptivos existem para evitar uma gravidez indesejada, no entanto alguns também previnem doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Atualmente existem diversos no mercado, todavia os mais utilizados são as pílulas anticoncepcionais e a camisinha, mas também existem outras opções que são classificadas da seguinte forma:

• Métodos de Barreira
  • Métodos Hormonais.

Métodos de Barreira

Alguns exemplos de métodos contraceptivos de barreira são os preservativos, diafragma, capuz cervical, esponja contraceptiva, DIU e SIU. Afinal, eles formam uma espécie de barreira e impedem o encontro do espermatozoide com o óvulo.
Os preservativos masculino e feminino, também chamados de camisinha, são removíveis e descartáveis, o material é composto por látex ou poliuretano. Esse método é indicado para mulheres que não podem tomar algum tipo de medicamento hormonal. Ao mesmo tempo, esses preservativos oferecem dupla proteção, contra gravidez indesejada e contra doenças sexualmente transmissíveis, incluindo HIV.

Outros métodos de Barreira

Diafragma – esse método é um anel flexível composto por um silicone fino, dessa maneira ele bloqueia o útero, impedindo a entrada do esperma. A mulher deve visitar o ginecologista para saber o tamanho que melhor se adapta a ela. O diafragma não é descartável, e pode ser utilizado por até 3 anos. Caso a mulher engravide ou ganhe peso, o diafragma deverá ser trocado. Ele deve ser colocado 15 a 30 minutos antes da relação sexual e ser retirado 12 horas após o uso, higienizado, assim também armazenado corretamente.

Dispositivo Intra-uterino (DIU) e Sistema Intra uterino (SIU) – Ambos são métodos contraceptivos irreversíveis. Consiste em um pequeno dispositivo colocado dentro do útero que deve ser inserido pelo médico e o tempo de duração é mais prolongado, variando de 5 a 10 anos. Nesse sentido, a grande diferença é que o DIU é feito de cobre, um metal, e não possui nenhum tipo de hormônio, enquanto o SIU, também conhecido como DIU Mirena, libera um hormônio dentro do útero, isto é, a progesterona. Além do efeito contraceptivo, o hormônio pode apresentar outros efeitos, como por exemplo, reduzir o fluxo menstrual.

Espermicidas – é um método contraceptivo que possui substâncias químicas em formas de gel, espuma ou creme e é inserido dentro da vagina anteriormente a relação sexual, ele impede a gravidez bloqueando a entrada do colo do útero, com o propósito de impedir o esperma atingir o óvulo, o espermicida não mata os espermas, porém diminui a velocidade para ele não alcançar o óvulo. Esse contraceptivo não oferece grande eficácia se usado isoladamente, em virtude disso é recomendado o uso de outro método, como o Diafragma por exemplo.

Métodos  Hormonais

São métodos contraceptivos que usam hormônios para evitar a gravidez, bem como controlar ou interromper a ovulação, porém não previnem contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Pílulas Anticoncepcionais – É um tipo de medicamento com hormônios, onde a mulher toma uma pílula por dia, esse método contraceptivo é seguro, acessível e eficaz, se tomado corretamente. Além de prevenir a gravidez, esse método traz outros benefícios à saúde da mulher. Regula o ciclo menstrual, melhora a pele, diminui cólicas, assim como a tensão pré menstrual, famosa TPM. Da mesma forma, há desvantagens também, o uso de anticoncepcional aumenta o risco de doenças tromboembólicas, aumenta a possibilidade de doenças hepáticas, retém líquidos e eventualmente aumenta a celulite. Mas cada situação é de um jeito, por isso a importância de consultar sempre seu médico para ele avaliar qual o melhor método contraceptivo para você de acordo com seu histórico e pré disposições.

Injeção Anticoncepcional – esse método contraceptivo é semelhantemente as pílulas anticoncepcionais, porém a mulher precisa da injeção uma vez por mês ou a cada três meses, contudo é um método muito eficaz contra a gravidez indesejada, a vantagem é que não corre o risco de esquecer de tomar a pílula. O uso desse método deve ser recomendado pelo médico ginecologista e as injeções devem ser aplicadas em farmácias com receita.

Agora que já sabe quais são os métodos contraceptivos, ligue agora mesmo ou use o canal do Whatsapp para agendar uma consulta, que indicaremos o mais adequado para você.

Métodos Contraceptivos