IST/DST e Infecções

IST DST e Infecções

A nomenclatura IST –Infecções Sexualmente Transmissíveis, passou a ser adotada em substituição à DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis, porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem apresentar sinais ou sintomas.

Mais de 30 agentes etiológicos são transmitidos pelo contato sexual e alguns destes estão relacionados a maior incidência de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Vamos citar aqui algumas IST DST e Infecções que podem ser diagnosticadas durante o exame clínico ginecológico e através de exames complementares laboratoriais e que são curáveis.

Sífilis

Ela normalmente é disseminada pelo contato sexual, porém existe o contágio por instrumentos infectados, e também pode ser transmitida da mãe para o bebê na gravidez ou durante a amamentação. Ela começa com uma pequena ferida, geralmente nos órgãos genitais; quando não tratada evolui para as fases seguintes (sífilis secundária e terciária) que levam a quadros de muita gravidade. Com o tratamento adequado, e dependendo do estágio, resolve-se rapidamente e a cura é completa.

Gonorreia

É uma Infecção Sexualmente Transmissível que se feito o tratamento adequado pode ter uma cura rápida e completa. A transmissão é feita através do contato sexual desprotegido e os sintomas surgem entre 2 a 10 dias. Nas mulheres grávidas essa doença pode ser transmitida para o bebê durante o parto normal. Quando não tratada a doença pode levar ao acometimento dos órgãos do aparelho reprodutor com graves consequências.

Clamídia

É outra Infecção Sexualmente Transmissível, uma das mais comuns no mundo, causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis. Pode ser assintomática, e em decorrência disto ser transmitida para o(a) parceiro(a) sexual aumentando muito o número de casos. O tratamento é simples, feito com antibiótico.

Tricomoníase

Outra IST também comum que a princípio não apresenta sintomas, mas após um certo período leva a sintomas como: dor ao urinar, corrimento vaginal, vermelhidão genital, coceira. O tratamento nos casos ginecológicos é feito com o uso de cremes vaginais específicos acompanhado de medicação oral.

Agora vamos falar de ISTs que são incuráveis.

AIDS

É uma doença causada pela infecção do Human Immunodeficiency Virus (HIV); esse vírus ataca o sistema imunológico com graves consequências. Geralmente é transmitido por contato sexual, podendo ser transmitido também por instrumentos infectados que perfuram ou cortam a pele ou mucosa, seringa usada por mais pessoas, transfusão de sangue.
Tratamento: hoje em dia, felizmente, um grande avanço foi obtido com o uso de novos antivirais e embora não se possa falar de uma cura total da doença pode-se ter um bom controle da mesma.

Herpes Genital

É uma Infecção Sexualmente Transmissível, causada pelo vírus Herpes simplex. Extremamente dolorosa e desconfortável o Herpes Genital pode ser transmitido através da relação sexual ou de mãe para filho, caso esteja grávida ou amamentando. Não tem cura, podendo a infecção ser controlada com os tratamentos adequados.

HPV

Vírus do Papiloma Humano, é um tipo de verruga que se forma na região genital. O tratamento é feito através de medicações e em alguns casos com cirurgias. Nenhum tratamento é capaz de eliminar o vírus por completo, mas apenas controla os sintomas e elimina as lesões, prevenindo o contágio em outras pessoas e principalmente o desenvolvimento do câncer do colo uterino. Importante lembrar que no presente existe vacina para prevenir a infecção pelo HPV; informe-se a respeito e como fazer a prevenção desta doença.

Por fim, como em todas as IST DST e Infecções, o mais importante é a prevenção que pode ser feita com o uso de preservativos em todas as relações sexuais e fazendo exames preventivos regularmente.

Agende a sua consulta para tirar dúvidas e obter maiores informações.

IST DST e Infecções