Endometriose

A Endometriose é uma doença que pode ser dolorosa, ela acontece quando o tecido que reveste o interior do útero, conhecido como endométrio cresce para fora da cavidade uterina. Dessa maneira, o tecido vai crescer, engrossar e quebrar, consequentemente esse tecido quebrado ficará preso na pelve, causando dor intensa durante o período menstrual, irritação, bem como infertilidade.

A dor pélvica é um dos sintomas que podem ser sentidos, portanto em alguma mulheres podem ser sintomas leves e em outras moderados a graves. Sintomas como dor abdominal, cólicas menstruais fortes, sangramento intenso, assim também dor após a relação sexual. Da mesma forma, tem mulher que sequer apresentam sintomas, em virtude disso citamos aqui a importância de consultar seu médico ginecologista regularmente.

O tratamento para Endometriose dependerá da gravidade de cada paciente, o médico indicará a melhor forma, podendo ser com remédios anti-inflamatórios, de tal forma que ameniza a dor,  medicamentos hormonais, para controlar os hormônios responsáveis pela formação do tecido endométrio. Outro tipo de tratamento que podemos citar é a  cirurgia.

O procedimento cirúrgico pode ser feito com corte ou por videolaparoscopia nos casos mais graves, quando as mulheres são inférteis ou não querem ter filhos. Dependendo da gravidade, pode até ser necessária a retirada dos ovários ou do útero. Em contrapartida, quando a endometriose é leve, a cirurgia também pode auxiliar a mulher a ter mais fertilidade. Contudo, é possível acabar com focos de tecido endometrial que aumentam fora do útero, atrapalhando uma possível gravidez.

Endometriose