Endometriose

A Endometriose é uma doença que pode ser dolorosa; ela acontece quando o tecido que reveste o interior do útero, conhecido como endométrio cresce para fora da cavidade uterina. Dessa maneira, o tecido vai crescer, engrossar e fragmentar-se e consequentemente esse tecido quebrado ficará preso na pelve, causando dor intensa durante o período menstrual, irritação, bem como infertilidade.

A dor pélvica é um dos sintomas que podem ser sentidos;  em algumas mulheres podem ser sintomas leves e em outras moderados a graves. Sintomas como dor abdominal, cólicas menstruais fortes, sangramento intenso, assim também dor após a relação sexual. Da mesma forma, têm mulheres que sequer apresentam sintomas; em virtude disso lembramos aqui a importância de consultar seu médico ginecologista regularmente.

O tratamento para Endometriose dependerá da gravidade de cada paciente. O médico indicará a melhor forma, podendo ser com remédios anti-inflamatórios, de tal forma que ameniza a dor,  medicamentos hormonais, para controlar os hormônios responsáveis pela formação do tecido endometrial. Outro tipo de tratamento que podemos citar é a  cirurgia.

O procedimento cirúrgico pode ser feito com incisão abdominal ou por videolaparoscopia. Dependendo da gravidade, casos pouco frequentes, pode até ser necessária a retirada dos ovários ou do útero. Em contrapartida, quando a endometriose é leve, a cirurgia também pode auxiliar a mulher a ter mais fertilidade. Contudo, é possível acabar com focos de tecido endometrial que aumentam fora do útero, atrapalhando uma possível gravidez.

Endometriose